Qual gasolina usar, comum, aditivada ou premium?


   Todo mundo já deve ter escutado algum dia “abasteça com gasolina aditivada e concorra a prêmios”, ou “abasteça com aditivada, estamos com promoção hoje e está o mesmo preço da comum”. Mas o que pouca gente sabe é que a escolha errada na hora de abastecer o carro pode resultar em menor aproveitamento da potência, ou até mesmo em problemas mecânicos.

   Isso mesmo, abastecer com aditivada um carro acostumado com gasolina comum, pode causar entupimento dos bicos injetores ou do carburador.

   Afinal de contas, um veículo que há anos é abastecido com gasolina comum, um dia poderá ser abastecido com gasolina aditivada? Sim, mas você precisará de todo um conhecimento e adotar algumas medidas para não acabar se dando mal.





   A Agencia Nacional de Petróleo (ANP), indica que para o uso urbano, é melhor usar gasolina aditivada em função de seu custo-benefício. Já em rodovias, onde as velocidades médias são mais altas, é recomendado o uso da gasolina comum.

   Diferença entre os tipos de gasolina, comum, aditivada e premium:

   A diferença entre a gasolina comum e a gasolina aditivada é a presença de detergentes especiais, que tem como objetivo limpar o sistema de alimentação do combustível, reduzindo a quantidade de depósitos de carbono, inclusive no motor. Já a gasolina premium, além de possuir todos os detergentes que a aditivada possui, ela tem maior octanagem.

   Octanagem é a medida de resistência do combustível à compressão. Uma maior octanagem permite que o motor opere com taxas mais altas de compressão, aumentando seu desempenho. Mas não vá sair por aí abastecendo seu 1.0 achando que será o Schumacher das avenidas no horário de pico, este desempenho só é realmente perceptível em veículos com motores projetados para funcionamento de alta compressão, como esportivos de luxo, que podem atingir 200km/h ou mais.

   A octanagem da gasolina comum e da aditivada é a mesma: 87, no mínimo. A gasolina premium possui octanagem superior, no mínimo 91.

Qual o melhor combustível para o meu carro?

   A melhor maneira é verificar no manual do proprietário, ele indica qual a gasolina utilizar para ter melhor aproveitamento da potência projetada para o motor do seu carro. Alguns fabricantes informam o valor ideal da octanagem, cabendo ao usuário a escolha do tipo da gasolina dentre as opções disponíveis no país.

Um carro com motor de alta performance pode usar gasolina comum?

   Pode, mas ele não terá um total aproveitamento de sua potência pois a gasolina comum possuí octanagem mais baixa

Um carro acostumado com gasolina comum pode experimentar a aditivada?

   Sim, mas a menos que você tenha acabado de efetuar uma limpeza no sistema de combustão (tanque, tubulações e bicos injetores), é recomendado utilizar uma mistura gradativa, pois, encher todo o tanque com gasolina aditivada pode realizar uma limpeza repentina em todo o sistema, o que faz com que a “sujeira” seja deslocada para pontos críticos, causando entupimento e mal funcionamento do motor. O indicado é que, no primeiro momento, abasteça com apenas 10% de gasolina aditivada, aumentando mais 10% a cada novo abastecimento, até atingir 100%. 

A gasolina premium é só para veículos de alta performance então?

   Não, a gasolina premium pode ser usada por qualquer veículo pois traz outros benefícios além do desempenho. Ela causa menor impacto ambiental, devido à baixa emissão de poluentes, limpa o sistema de alimentação e motor do veículo devido aos aditivos e possui baixo nível de depósito.

É uma boa ideia usar gasolina aditivada no reservatório de partida a frio?

   Na verdade, é uma ótima ideia. Como a gasolina deste reservatório fica mais tempo parada, ela envelhece devido a sua oxidação natural, o que acarreta em acumulo de depósitos que podem vir a prejudicar o sistema e o motor no futuro.

Existe álcool aditivado?

   Existe, porém, é muito pouco comercializado. O Etanol possui 3x menos o teor de carbono existente na gasolina, o que faz com que seja um combustível mais limpo. Por isso, a maior parte das distribuidoras de combustível não consideram necessário adicionar aditivos.

   E aí, vai de aditivada?

   Se tiver alguma dúvida ou existir algo em que possamos ajudar, fique à vontade em deixar seu comentário. Prometemos responder à todos.

   Um forte abraço,

Junior Falcão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.